Dermatoscopia digital (+)
A dermatoscopia é um método não invasivo auxiliar no diagnóstico de tumores cutâneos.
A análise das estruturas dermatoscópicas e as cores, juntamente com as suas distribuições, permite um diagnóstico mais preciso das lesões pigmentadas cutâneas, diferenciando com uma maior capacidade de acerto uma lesão pigmentada da outra.
O principal objetivo é diagnosticar o melanoma o mais precoce possível, bem como os nevos que apresentem um maior risco de evoluírem para o melanoma. Está indicada na avaliação de qualquer lesão pigmentada cutânea principalmente nas pessoas que apresentem várias pintas no corpo visando detectar a existência ou não de algum sinal perigoso. Além disso a dermatoscopia é útil no diagnóstico de lesões específicas como queratose seborréica, carcinoma basocelular, hemangioma e dermatofibroma, denominadas de lesões não melanocíticas, importantes no diagnóstico diferencial com o melanoma cutâneo.
A dermatoscopia pode ser realizada com aparelhos portáteis manuais conhecidos com dermatoscópios, ou então se empregando máquinas fotográficas e câmeras digitais com lentes específicas para a fotografia da imagem dermatoscópica (dermatoscopia digital).
Com o método é possível indicar de forma mais precisa as lesões que devem ser retiradas (exérese biopsia) para um estudo histopatológico e diagnóstico definitivo. Naquela lesão cujo aspecto clínico-dermatoscópico não apresenta indícios de malignidade ou alterações arquiteturais importantes é possível realizar sua monitorização através das imagens armazenadas em um banco de imagens digital. Este último representa o que a de mais moderno na monitorização de lesões pigmentadas cutâneas.
A Dermaimage têm os equipamentos mais modernos para a realização da dermatoscopia digital e conta com a experiência profissional dos pioneiros na realização da dermatoscopia no Brasil, autores de livro de dermatoscopia e de vários artigos científicos sobre o tema dermatoscopia e câncer da pele.
(-)
Mapeamento Corporal de Nevos (+)
O mapeamento corporal total e dermatoscopia digital é um exame realizado nos pacientes que apresentam múltiplas pintas e serve para o reconhecimento do câncer da pele precocemente.
O exame é composto pela captura de imagens que englobam quase toda a superfície corporal do paciente utilizando-se uma câmera macroscópica digital. Em seguida é realizada uma seleção das pintas que apresentem alguma característica que chame a atenção (formato, cor, tamanho, localização, evolução, etc) que são identificadas e marcadas nas fotos do corpo. Na seqüência é feita nestas pintas selecionadas a captura de imagens dermatoscópicas utilizando-se uma câmera microscópica digital com aumento que varia de 20 a 100X. A analise destas imagens permite classificar as lesões quanto a risco orientando a necessidade de remoção ou o acompanhamento periódico.
O seguimento semestral ou anual torna-se fundamental para detecção das modificações dermatoscópicas uma vez que em cada retorno é possível realizar a comparação ao longo do tempo de todas as lesões documentadas. As modificações dermatoscópicas não homogêneas são consideradas de risco e, por isso, sugere-se a exérese cirúrgica da lesão para confirmação anatomopatológica.
Existem modificações dermatoscópicas que são esperadas para a idade do paciente e outras decorrentes da exposição solar e que não são caracterizadas como lesões de risco, são apenas acompanhadas.
(-)